Oficina de Formação - GeoGebra Versão para impressão
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Sábado, 16 Outubro 2010 17:37

“Usar o GeoGebra para aprender e ensinar matemática”

Oficina de Formação

Nº de créditos: 1,9[1]

Objectivo da acção

Nesta oficina de formação , realizada parcialmente on-line, sugere-se o uso do GeoGebra
para explorar conexões entre a geometria e a álgebra, assim como, utilizar as potencialidades
que o aplicativo apresenta no estudo das funções e da estatística. Pretende-se ainda produzir
materiais com base em applets que podem ser usadas para desenvolver conteúdos para a sala
de aula maximizando os instrumentos tecnológicos já existentes na escola. Estes materiais
passarão a ser parte integrante da biblioteca online do IGGP.


Destinatários

A acção dirige-se a professores de matemática do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário,

grupo 500.


Tipos de inscrição

Os interessados em frequentar a acção o podem fazer em um de dois modos:

a) para obter o certificado de nível I no uso do GeoGebra, concedido pelo instituto GeoGebra,

pagando a taxa de vinte euros (€20).

b) de modo a obter formação creditada, pagando a propina de cem euros (€100) acrescida de

dez euros (€10) para a emissão de certificado.

 

Modo de inscrição.

 

A inscrição processa-se até ao dia 15 de Novembro, preenchendo a ficha de inscrição

que deverá ser enviada por mail para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

No corpo do mail deve ser indicado, o nome do interessado, os níveis de ensino ou cursos

que lecciona, e o tipo de inscrição que pretende.

A aceitação da inscrição será comunicada pelos serviços da ESE até o dia 22 de Novembro

processando-se durante essa semana a confirmação da inscrição com o pagamento da taxa

ou propina devida nos respectivos serviços.

 

 

Calendário e Sessões de formação.

 

A oficina de formação decorre em sessões à distancia e sessões presenciais.

Sessões presenciais

Sábado, 27 de Novembro - 9:30 às 12:30 e 14:30 às 17:30 6h

Sábado, 21 de Maio - 9:30 às 12:30 e 14:30 às 17:30 6h

Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Sessões à distancia

Síncronas – os formandos tem de estar ligados a moodle interagindo com o formador

e outros formandos.

Num total de 12 sessões, 1,5h cada, nas datas e horários seguintes: 18h

2 de Dezembro 2010 – das 20:00 às 21:30

9 de Dezembro 2010 – das 20:00 às 21:30

13 de Janeiro 2011 – das 20:00 às 21:30

20 de Janeiro 2011 – das 20:00 às 21:30

27 de Janeiro 2011 – das 20:00 às 21:30

10 de Fevereiro 2011 – das 20:00 às 21:30

17 de Fevereiro 2011 – das 20:00 às 21:30

24 de Fevereiro 2011 – das 20:00 às 21:30

10 de Março 2011 – das 20:00 às 21:30

24 de Março 2011 – das 20:00 às 21:30

28 de Abril 2011 – das 20:00 às 21:30

12 de Maio 2011 – das 20:00 às 21:30

Assíncronas – Os formandos tem de utilizar a moodle para colocar material e participar nos fóruns.

As doze horas devem ser geridas ao longo da acção.

12h

Creditação


A acção está acreditada pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Continua sobre o registo

CCPFC/ACC-62549/10   concedendo 1,9 créditos.

Avaliação do formando

O professor-formando produzirá, um relatório das actividades criadas ou implementadas, e um

projecto de experimentação pedagógica (integrando a planificação, a descrição e avaliação de uma

aula onde tenha sido utilizado algum dos recursos desenvolvidos). O projecto experimentação pedagógica

será apresentado, de forma breve, na sessão plenária final .

Parâmetros da avaliação da acção.

 

Quem frequentar a acção e desejar que esta seja creditada terá o certificado com os respectivos créditos,

o seu trabalho será avaliado segundo dois parâmetros a avaliação da participação(30%) e avaliação da

aprendizagem (70%).

Cada um destes parâmetros é avaliado por vários factores com diferentes ponderações que constam na tabela abaixo.

Avaliação Participação

Integração no grupo

6%

Participação Activa

6%

Interesse Demonstrado

6%

Iniciativa e Autonomia;

6%

Pontualidade

6%

Total

30%

 

Avaliação Aprendizagem

Relatório reflexivo individual do percurso formativo

14%

Avaliação dos resultados de intervenção e propostas de reformulação de práticas

14%

Aplicação da aprendizagem/materiais em contexto profissional

17,5%

Partilha de saberes/materiais produzidos

7%

Utilidade dos materiais/saberes para a alteração das práticas pedagógicas

17,5%

Total

70%

 

[1] Equaciona-se proposta de alteração ao CCPFC no sentido da creditação ser de dois créditos.

 

Actualizado em Segunda, 29 Novembro 2010 22:07